PSICOTERAPIA

ATENDIMENTO REALIZADO ATRAVÉS DA ABORDAGEM TERAPIA COGNITIVA COMPORTALMENTAL – TCC

PSICOTERAPIA


Terapia Cognitivo Comportamental - TCC: abordagem da psicoterapia baseada na forma como o ser humano interpreta os acontecimentos com aquilo que o afeta, e não os acontecimentos em si, é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

Utilizada para:


Assuntos Emocional: para questões relacionadas à baixa-autoestima, insegurança, solidão, dificuldades de relacionamentos, sexualidade, questões decorrentes de separações e/ou traições.


Transtornos psicológicos: depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.


Vocacional / profissional: para pessoas que desejam realizar uma escolha profissional mais consciente, ou então que desejam buscar uma nova área de atuação traçando um novo caminho.


Neuropsicologia: atua no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa da cognição, das emoções, personalidade e comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se dos conhecimentos teóricos da neurociência e a prática clínica.


Avaliação neuropsicológica: atividade complexa, que envolve a investigação das funções cognitivas como memória, atenção, linguagem e função executiva. Através de entrevistas com pacientes e familiares, são aplicados testes e escalas, ao final, é elaborado um relatório do perfil neuropsicológico do paciente, do qual, o médico irá fazer um diagnóstico.